Fiat Centoventi é dos mais belos em Genebra

sexta-feira, 12 de abril de 2019 Turbo Nuno Fatela Turbo

Há sempre muitas novidades nos salões automóveis, mas algumas destacam-se pelo seu design singular. Este ano um dos que promete captar mais atenções no certame helvético é este “retro-futurista” Fiat Centoventi

A reinterpretação das linhas clássicas, mais “quadradas” é um trabalho arriscado para os designers. Mas quando é bem feito faz nascer automóveis geniais. Como acontece agora com o Fiat Centoventi (e também, num passado recente, com o Honda EV), que chega ao Salão de Genebra para confirmar a aposta da marca transpalpina nos veículos elétricos. E se nas tecnologias este modelo olha para o futuro, no seu nome temos um tributo ao passado, pois a designação Fiat Centoventi assinala os 120 anos da marca.

Em termos estéticos temos um modelo que nos recorda vagamente as formas do clássico Fiat 127, especialmente pela maneira como as linhas retas dominam a imagem. Mas, claramente, temos uma interpretação moderna e bem apelativa desses traços, onde a personalização tem amplo espaço. Afinal, apesar de apenas existir uma pintura metalizada, será possível escolher entre quatro tetos diferentes (originalmente o modelo surge como cabrio), quatro para-choques, quatro tampões de roda e quatro caracterizações externas. E isto sem esquecer que a Mopar apresenta mais de 100 acessórios para o exterior e habitáculo. Referência ainda para o dispositivo traseiro que serve para apresentar comunicações desde o carro para o exterior.

A bordo surge uma curiosa fonte de inspiração. Falamos dos sneakers, cujos materiais servem de inspiração a um novo plástico colocado dos bancos, que é antimicrobiano e totalmente lavável. Além disso, falando de técnicas introduzidas recentemente no sector automóvel, temos os descanso de cabeça e as costas do banco criadas a partir de um processo de impressão 3D, algo que deixa antever uma acomodação perfeita do condutor no assento. Com o tablier criado numa única peça, algo inspirado no Panda, o Fiat Centoventi pode surgir com duas combinações distintas para o infotainment. A primeira, mais tradicional, recorre a ecrãs com 10” e 20”, mas existe outra opção com apenas um ecrã de 10” e o smartphone como “coração do sistema”.

Este modelo apresenta dimensões compactas de 3,68m de comprimento, 1,84m de largura e 1,53m de altura. Mas compensa isso na habitabilidade graças à plataforma, em que as baterias estão colocadas sob o piso. Uma situação que, aliás, ajuda a baixar o centro de gravidade e, consequentemente, melhora o feeling ao volante. A maior curiosidade do Fiat Centoventi está precisamente na modularidade da sua plataforma, pois será possível optar entre 100km e 500km de autonomia, adicionando vários packs de células para aumentar a capacidade da bateria em comparação à versão base. Com a possibilidade de escolher vários visuais exteriores, contar com mais de 100 adereços da Mopar e ainda poder optar entre vários packs de baterias, sem dúvida que este concept traz para novos patamares o significado de modularidade…

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais