Toyota atualiza gama ‘Concept-i’ para Tóquio!

quinta-feira, 19 de outubro de 2017 Turbo Miguel Policarpo Turbo

A Toyota demonstrará no Salão de Tóquio, que abre ao público dia 27 deste mês, a gama de elétricos semi-autonómos ‘Concept-i’ atualizada. Dois novos veículos juntam-se ao primeiro protótipo apresentado no evento ‘Consumer Electronics Show’ (CES) em Las Vegas, em janeiro. As novidades são um triciclo ao estilo de um segway e um citadino de dois lugares.

“Mais do que uma máquina, um companheiro”. É assim que a Toyota define os modelos gama Concept-I, protótipos elétricos que primam pela inteligência artificial, uma gama a marca atualizou através da inclusão de dois novos veículos e que irá apresentar no Salão de Tóquio. O primeiro protótipo Concept-I foi demonstrado pela Toyota na edição do CES deste ano, em Las Vegas, em Janeiro.
A juntar ao primeiro protótipo Concept-i já presentado, que conta com um propulsor elétrico capaz de percorrer 116 km por carregamento, a Toyota renova a gama com o citadino de dois lugares, o Concept-i Ride, disponível para serviços de car-sharing e que se demarca pela abertura de portas ‘em gaivota’, pelos bancos elétricos que deslizam para aumentar o espaço no habitáculo e por um manipulo de condução que substitui o tradicional volante.  O outro modelo da gama é um triciclo, o Concept-i Walk, ao estilo de um segway, com um grau de direção apertado e com uma autonomia estimada entre os 4 e os 8 quilómetros por carregamento.

A Toyota distingue a gama Concept-i, de elétricos semi-autónomos, pela tecnologia da marca ‘Learn-Protect-Inspire’, que “percebe as pessoas” e utiliza tecnologia de condução autónoma para aumentar a segurança. Estes veículos serão capazes, inclusivamente, de prever os sentimentos do condutor, através do tom de voz, de informação GPS e da atividade do condutor nas redes sociais. Esta informação será utilizada para, por exemplo, o veículo adaptar a rota consoante o estado de espírito do condutor e tornar a viagem mais agradável. Os próprios 5 sentidos do condutor serão tidos em conta pela tecnologia.
Por volta de 2020, a Toyota irá testar nas estradas veículos equipados pela tecnologia da gama Concept-i.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais