Gelo seco tem efeito na potência do carro?

segunda-feira, 13 de maio de 2019 Turbo Turbo Turbo

Ar mais frio significa mais potência, mas apenas em determinadas situações. Como poderá ver nestes testes realizados pelos Hoonigans

Quem estudou um pouco de Fisico-Química (ou outras disciplinas similares) sabe que quanto menor a temperatura mais as moléculas se juntam. No caso dos motores isso é algo positivo, pois significa que o ar, mais “concentrado”, acaba por entrar em maiores quantidades no motor, aumentando a explosão na câmara por haver mais oxigénio para “queimar” durante o ciclo. Logo, os Hoonigans lembraram-se de investigar se o gelo seco na admissão, ao reduzir a temperatura do ar, poderia ser uma solução para aumentar a potência do motor.

Como pode ver no vídeo, acontece precisamente o oposto. E o motivo está apenas na composição do gelo seco, que é dióxido de carbono solidificado a temperaturas inferiores a -78º Celsius. Ao entrar em contacto com o ambiente, ele vai aumentando a temperatura e tornando-se novamente um gás que acaba por entrar pela admissão. Ou seja, a temperatura do ar que entra no motor é inferior à da temperatura ambiente. Mas este ar é composto em maior quantidade por dióxido de carbono, tornando a mistura mais “pobre” em oxigénio e por isso com uma explosão menos potente. Daí que o modelo usado para este teste dos Hoonigans, um Pontiac Firebird, acabe por ver a sua potência cair dos 194cv para os 171cv. Portanto, se está a pensar em soluções para tornar o seu motor mais potente, fique a saber que gelo seco na admissão… não!

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