O primeiro automóvel da Turquia chama-se ‘TOGG’

sábado, 04 de janeiro de 2020 Turbo Filipe Bragança Turbo

O TOGG C é o primeiro modelo genuinamente turco. Depois de vários anos a construir automóveis sob licença, eis que chega o ‘carro da Turquia’.

O Presidente Turco Recep Tayyip Erdogan’s conduziu pessoalmente a apresentação do TOGG C, um SUV eléctrico ‘made in Turkey’ cuja plataforma serve ainda de base para um sedan, também revelado na apresentação, que decorreu no pólo indústrial e tecnológico de Gebze, na Turquia.

Espera-se que este novo SUV, com uma motorização eléctrica patenteada, seja lançado no mercado em meados de 2022.

Espera-se que este novo SUV, com uma motorização eléctrica patenteada, seja lançado no mercado em meados de 2022. O TOGG C propõe dois níveis de baterias – a primeira com 300 km de autonomia e a segunda com cerca de 480 km. Ambas as motorizações disponibilizam a função ‘fast-charging’, que permite carregar até 80% das baterias em 30 minutos.

Engenharia turca com 400 cavalos

Um motor eléctrico montado na retaguarda é capaz de produzir 200 cv. Na sua versão mais possante, um segundo motor eléctrico é colocado sobre o eixo traseiro, duplicando a potência. Esta última configuração é capaz de proporcionar uma aceleração dos 0-100 km/h em 7,2 segundos – de acordo com a fonte oficial.

O consórcio responsável por este projecto afirmou que o design do Togg foi “criado a pensar na história cultural da Turquia “. Numa avaliação mais generalizada, este SUV assemelha-se ao novo Ford Mustang Mach-E, apostando numa silhueta imponente, caracterizada pela verticalidade das linhas suaves e pouco vincadas.

O primeiro SUV turco foi munido dos equipamentos interiores mais modernos, preparados para a tecnologia 5G. Para além disso, a TOGG afirma que esta plataforma estará pronta para receber um nível de autonomia 3 ou superior.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais