NASA procura o carro ideal para ir à Lua

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020 Turbo Filipe Bragança Turbo

A agência aeroespacial americana NASA quer colocar carros a circular na Lua, e está aberta às sugestões mais originais.

“Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para”…uma marca automóvel? Sim, é verdade, a NASA lançou o apelo a todos os gigantes industriais e especialistas em mobilidade, para que estes ajudem a agência espacial americana a desenvolver o próximo veículo lunar.

Projecto ‘Artemis’ visa colocar um casal na Lua até 2024

Com projecto ‘Artemis’ em curso, que visa colocar um homem e uma mulher na lua, até 2024,, os americanos da Nasa estão numa corrida contra o tempo, na busca da melhor solução de mobilidade. Para isso, já emitiram dois Pedidos de Informação oficiais (RFI), com o intuito de acelerar este processo.

Desde 1969, os astronautas das missões Apollo foram os principais responsáveis, pelo mapeamento daquilo que conhecemos da Lua. Esta exploração teve nos ‘rovers’ lunares uma ferramenta crucial. Ciente do papel que estes veículos desempenham, a NASA procura soluções que potenciem as qualidades destes carros, na exploração da Lua.

NASA quer chegar ao Pólo Sul da Lua

A NASA precisa de um veículo capaz, porque planeia fazer aquilo que nunca foi feito – levar os astronautas ao Pólo Sul Lunar. Por isso, precisa que o veículo aprovado seja capaz de realizar essa proeza, que envolve a locomoção em condições extremas. Marshall Smith, Director dos Programas de Exploração Espacial Humana, destaca a importância destes carros:

“O máximo que um astronauta consegue caminhar na lua é cerca de 800 metros. Se conseguirmos colocar um ‘rover’ lunar antecipadamente, perto do lugar de ‘alunagem’, então aumentamos exponencialmente a probabilidade de sucesso das primeiras missões”.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais