Lancia Ypsilon. Não só não morreu, como acaba de mostrar-se ao Futuro

segunda-feira, 23 de março de 2020 Turbo Redação Turbo

Lembra-se do pequenino e saudoso Lancia Ypsilon, exemplo de uma espécie de citadino mais estilizado e luxuoso, à italiana? Pois bem, embora ande há já alguns anos desaparecido das notícias, a verdade é que, não só continua bem vivo, como pode muito bem ter garantido o futuro. Isto porque acaba de tornar-se híbrido!

Hoje em dia comercializado apenas em Itália, é caso para dizer que o Ypsilon, e consequentemente a Lancia, teima em não morrer!

Embora já sem a presença de outros tempos, quando alinhava em todos os mercados do Velho Continente, o Lancia Ypsilon prepara-se agora para garantir mais alguns anos de vida, ao adoptar a mesma solução de propulsão micro-híbrida já estreada, tanto no Panda, como no 500. E que, tal como acontece com estes modelos, poderá permitir ao pequeno citadino da Lancia a continuação da sua existência, graças às benesses fiscais!

A apoiar esta possibilidade, a introdução, no Ypsilon, do já conhecido pequeno tricilíndrico FireFly a gasolina de apenas 1.000cc, apoiado por um pequeno motor elétrico accionado por correia, e que tanto serve de alternador, como de motor de arranque. Ajudando a garantir, graças também ao apoio dado por uma bateria de iões de lítio de 3,6 kWh, colocada sob o banco traseiro, uma potência máxima de 70cv e 92 Nm de binário.

Sem possibilidade de carregamento externo (as baterias recarregam apenas nas travagens e desacelerações) ou de circular apenas com recurso ao motor elétrico, esta motorização conta ainda com uma versão mais evoluída da conhecida caixa manual de seis velocidades, também como forma de garantir, no caso tanto do Panda como do 500, consumos cerca de 30% mais baixos.

Disponível apenas no mercado italiano, o Lancia Ypsilon híbrido é proposto pelo preço de 10.900€. Valor que, diga-se, não deixa de ser um ótimo aliciante… mesmo para uma proposta cuja morte já foi por diversas vezes anunciada, embora, depois e pelos motivos mais diversos, acabe sendo sempre adiada….

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais