Com o novo iOS 14. Apple vai passar a abrir-lhe a porta do carro

sexta-feira, 26 de junho de 2020 Turbo Turbo Turbo

Hoje em dia presente também no Automóvel, a Apple acaba de apresentar a mais recente geração do seu sistema operativo iOS, e que traz novidades, também, no domínio dos veículos. A começar por uma nova funcionalidade CarKey, cuja estreia terá lugar no BMW Série 5.

Apresentada durante a Apple Worldwide Developers Conference, a nova funcionalidade CarKey faz parte do sistema operativo iOS 14 e, como o próprio nome deixa antever, vem permitir, a qualquer proprietário de um iPhone ou Apple Watch, passar a abrir as portas do seu automóvel, sem que, para isso, tenha de utilizar a chave.

Recorrendo à tecnologia NFC, ou Near-Field Communication, o proprietário apenas tem de validar a sua identidade, através de um Face ID ou Touch ID, para, a partir daí, poder abrir as portas do carro, com o smartphone ou relógio.

A par desta funcionalidade, o sistema conta ainda com uma opção Express, que, uma vez configurada, abdica, inclusivamente, da necessidade de autenticação, sempre que o processo é realizado, passando a ser feito de forma directa, mediante a aproximação.

Além de na posse do proprietário do veículo, a CarKey pode ser, igualmente, partilhada com outros utilizadores, através do envio do simples envio de uma mensagem de texto. Sendo que e, neste caso, de acordo com o site Mac Rumors, o titular poderá, inclusivamente, seleccionar o tipo de acesso que pretende fornecer ao segundo utilizador: destrancar apenas bagageira, permitir acesso ao habitáculo, ou ligar o carro e permitir a sua condução.

Aliás e segundo a mesma fonte, as definições podem mesmo chegar ao ponto do proprietário do veículo, embora permitindo a condução, poder limitar antecipadamente a velocidade máxima, a potência, o volume do rádio, além de muitas outras funcionalidades.

Previsto pela Apple, estará, inclusivamente, a possibilidade do utilizador ficar sem carga no iPhone. Algo que, a acontecer e graças à evolução registada com o novo iOS 14, não fará com que o CarKey deixe de funcionar, já que o sistema operativo manterá sempre uma reserva de energia, capaz de manter esta funcionalidade, durante as cinco horas seguintes ao desligar do smartphone.

Quanto a marcas automóveis que possam vir a utilizar o CarKey, a Apple referiu, nesta fase, apenas o nome da BMW. Embora, o mais natural, é que esta nova funcionalidade possa vir a estar disponível, tal como atualmente acontece com o Apple CarPlay, com todos os fabricantes que o desejem.

Na conferência de programadores, a Apple anunciou ainda evoluções em aplicativos como o CarPlay, nomeadamente, a introdução de novas imagens no display e novas categorias de aplicações. Isto, ao mesmo tempo que a aplicação Maps, passa a mostrar a localização desejada no mapa das cidades, com indicação das zonas com trânsito mais congestionado.

Por conhecer, fica apenas a data em que este novo iOS 14 chegará aos equipamentos. Embora e tomando em linha de conta aquilo que tem sido a prática, em termos de difusão de atualizações, o mais certo seja que o novo sistema operativo possa ser utilizado a partir de setembro.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais