Jaguar Land Rover vai produzir motor V8 de 5,0 litros

sexta-feira, 28 de agosto de 2020 Turbo Carlos Moura Turbo

Com o encerramento da fábrica da Ford, a própria Jaguar Land Rover vai assumir a produção do motor V8 de 5,0 litros na sua unidade de Wolverhampton. A substituição deste bloco por um V8 da BMW não deverá acontecer antes de 2026.

A própria Jaguar Land Rover vai assegurar a produção do motor V8 de 5,0 litros, revelou recentemente o fabricante britânico.

Isto significa que, ao contrário do sugerido por algumas fontes da indústria, o fabricante não irá utilizar, a curto prazo, um motor V8 da BMW.

Essa mudança poderá vir a acontecer quando entrar em vigor a norma de emissões Euro 7 na União Europeia. Isso está previsto para 2026.

A Jaguar Land Rover e a BMW já partilham tecnologia para veículos elétricos e também poderão vir a utilizar os mesmos motores de quatro e seis cilindros.

Será de referir que a terceira geração do Range Rover foi desenvolvida pela BMW quando ainda era proprietária da Land Rover. Aquele SUV foi comercializado com motores V8 e diesel de seis cilindros em linha entre 2002 e 2006.

V8 ainda fabricado pela Ford

Denominado internamente como AJ, o motor V8 de 5,0 litros é produzido atualmente numa linha independente da fábrica da Ford de Bridgend, no Reino Unido.

O contrato termina este ano e a fábrica de Bridgend está a ser a encerrada. Assim, a Jaguar Land Rover irá transferir a linha de produção para sua própria fábrica de motores, localizada em Wolverhampton, no Reino Unido.

O motor V8 de 5,0 litros está disponível em vários modelos da Jaguar Land Rover como o Jaguar F-Type, nos SUV da Range Rover e provavelmente também poderá equipar o Defender.

Na edição limitada do Jaguar XE SV Project 8, lançado em 2017, este bloco oferece uma potência máxima de 592 cv.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais