Aston Martin vai produzir apenas 40 unidades do Valkyrie AMR Pro

sexta-feira, 23 de julho de 2021 Turbo Carlos Moura Turbo

A versão de pista do Valkyrie, denominada AMR Pro, foi revelada oficialmente pela Aston Martin e terá uma produção limitada a 40 unidades. A combinação do design apurado da carroçaria e do motor V12 de 6,5 litros de 1000 cv permite oferecer o dobro da carga aerodinâmica relativamente ao modelo de produção. Prestações prometem ser…brutais!

O fabricante britânico Aston Martin revelou oficialmente a versão final do Valkyrie AMR Pro, que se baseia no protótipo apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2018 e que entretanto recebeu um conjunto de alterações para possibilitarem sua produção.

Na verdade, a marca britânica refere que a versão definitiva do AMR Pro partilha o mesmo design básico com o Le Mans Hypercar, que estava a ser desenvolvido para o Valkyrie, antes do abandono desse projeto. 

O hiperdesportivo é semelhante ao Valkyrie de série com uma nova asa traseira. Na verdade recebe um chassis modificado em fibra de carbono, cuja distância entre-eixos foi prolongada em 380 mm. As vias dianteiras também foram alargadas em 96 mm e as traseiras 115 mm. Um novo arrojado pacote aerodinâmico acrescenta 266 mm ao comprimento exterior de hiperdesportivo de pista.

As modificações aerodinâmicas mais significativas compreendem um splitter dianteiro em fibra de carbono mais pronunciados e um modo desenho dos arcos das rodas dianteiras. Além disso, esta versão possui espelhos retrovisores exteriores convencionais em vez das câmaras utilizadas na versão de estrada, uma asa traseira fixa e cobertura das rodas. 

 

Aceleração lateral superior a 3G

O Aston Martin Valkyrie AMR Pro produz mais do dobro da carga aerodinâmica do que a versão de estrada e será capaz de atingir uma aceleração lateral superior a 3G.

Por baixo da nova carroçaria radical, o sistema híbrido da versão de estrada foi substituído pelo motor aspirado V12 de 6,5 litros desenvolvido pela Cosworth, que atinge as 11.000 rpm e debita 1000 cv. A Aston Martin reivindica que o Valkyrie AMR Pro irá oferecer o comportamento dinâmico em pista muito aproximado de um carro de Fórmula 1. Em termos de prestações, a marca alega que poderá efetuar uma volta ao circuito de Le Mans em 3m20s, sensivelmente o mesmo tempo dos carros de LMP1.

O Aston Martin Valkyrie AMR Pro terá uma produção limitada a 40 unidades, incluindo dois protótipos. O preço é de três milhões de euros. Todos os veículos terão volante à esquerda e as entregas deverão ter início no último trimestre deste ano.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais