De fazer cair o queixo! E que tal um Rolls-Royce Boat Tail… em madeira?

sexta-feira, 04 de março de 2022 Turbo Francisco Cruz Turbo

Depois de, ainda em 2021, a Rolls-Royce ter dado a conhecer a mais cara proposta alguma vez feita pela marca de Westhampnett,  eis que um pai decidiu presentear o seu filho com um exemplar do famoso Boat Tail. Embora com uma particularidade: este “Rolls-Royce” foi construído totalmente pelo próprio, em madeira, e até circula!

Verdadeiramente impressionante, esta imitação do hiper-exclusivo Rolls-Royce Boat Tail, não é, contudo e ao contrário do que leitor possa pensar, uma estátua para colocar na sala de estar. Pois, apesar de ter sido fabricado totalmente em madeira, o modelo, não apenas conta com praticamente tudo o que o modelo original oferece, como é completamente funcional; inclusive, enquanto meio de locomoção!

Criação do titular da conta de YouTube intitulada como ‘ND – Woodworking Art’, esta imitação, em tamanho mais reduzido, do one-off que custou ao seu dono qualquer coisa como 10,4 milhões de euros, consegue, no entanto, ser – atrevemo-nos a dizê-lo… -, ser ainda mais especial do que o modelo da Rolls-Royce. Não apenas pela forma única como foi fabricado, como também por manter praticamente todos os atributos do original.

Entre estes predicados, está, por exemplo, a capacidade de transportar dois passageiros – bem mais apertados, mas, enfim… -, com a locomoção a ser garantida através de um sistema de propulsão elétrica, garantida por um motor elétrico, que, por sua vez, faz rodar, através de um simples sistema de corrente, o eixo traseiro.

A acompanhar este sistema (básico) propulsão, uma coluna de direcção a permitir a direccionar as rodas dianteiras, assim como um sistema de travagem por discos. Neste caso, aplicado em jantes também elas de madeira e revestidas a borracha, como forma de ajudar à imobilização em segurança.

Finalmente e também presente neste Boat Tail de madeira, cuja realização implicou uma dedicação extrema ao longo de 68 dias de trabalho, um sistema de iluminação totalmente funcional, tanto no exterior, como no interior, e, em qualquer dos casos, perfeitamente integrado através de um trabalho verdadeiramente fantástico de marcenaria. Que, diga-se, não esqueceu, sequer, a importância das portas suicidas, ou até mesmo da icónica estatueta ‘Spirit of Ecstasy‘… também em madeira, pois claro!

De resto e a deixar-nos, igualmente, de queixo caído, surge o replicar do deck traseiro que é um dos elementos mais distintivos no Boat Tail da Rolls-Royce, e que, nesta interpretação em madeira, replica o sistema de abertura elétrica dos dois painéis que cobrem a traseira. E que, uma vez abertos, deixam antever um espaço onde não faltam os “obrigatórios” acessórios para um pic-nic com todo o estilo e classe.

Aliás e até para que não falte protecção aos ocupantes, nas horas mais quentes do dia, o Boat Tail em madeira conta, a exemplo do modelo original, com um guarda-sol, também ele de abertura remota!

Sem dúvida, um trabalho fantástico.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais