A anunciar 1.500 cv… mínimo! Irreal Devel Sixteen já acelera na Europa

sexta-feira, 25 de março de 2022 Turbo Francisco Cruz Turbo

Anunciado com números verdadeiramente estratosféricos e, por isso, com uma passagem à produção marcada por muitos pontos de interrogação, o radical Devel Sixteen parece, afinal, evoluir sobre rodas. A demonstrá-lo, o vídeo divulgado pelo fabricante, que mostra o modelo já de produção… em estradas públicas na Europa!

Criação da Defining Extreme Vehicles Car Industry LLC, anunciado pela primeira vez em 2008, ainda como um projecto a desenvolver, o Devel Sixteen tem, contudo, vindo a fazer a sua evolução, preparando o momento em que será apresentado, naquela que será a versão final de produção, aos seus potenciais (e endinheirados!) clientes.

No entanto e tomando como base um vídeo agora divulgado pelo pequeno fabricante sedeado no Dubai, o momento parece estar mais próximo do que nunca. Isto porque a empresa diz que o Devel Sixteen que é possível observar no vídeo, é já a versão final de produção, a qual acaba de ser submetida aos necessários testes em pista e estrada.

Ainda de acordo com a Devel Motors, os testes de estrada foram levados a cabo na Europa, mais concretamente em Itália, depois do Devel Sixteen ter cumprido uma primeira bateria de testes, num circuito, também italiano.

Um hiperdesportivo de 5.007 cv de potência

Para aqueles que sintam, neste momento, um pouco perdidos, recordamos que o Devel Sixteen é um revolucionário hiperdesportivo que, segundo acreditam os seus criadores, deverá ser capaz de anunciar 1.500 cv de potência, a partir de um V8 de origem General Motors, especialmente preparado pela Steve Morris Engines. Tendo sido esta versão que a marca conhecida como Devel Motors mostrou, em testes, num circuito italiano, e que aqui também reproduzimos.

No entanto e especialmente para os mais ambiciosos, a empresa tem vindo igualmente a trabalhar num Sixteen V16, agora, sem os quatro turbos prometidos inicialmente, mas a prometer, ainda assim, 3.000 cv de potência!

Finalmente e para quem não pretenda “soltar” o seu Devel nas estradas do dia-a-dia, o fabricante promete, ainda, uma versão destinada apenas às pistas e, esta sim, a arrasar nos números: 5.007 cv de potência, com um binário máximo de 5.094 Nm. Tudo isto, a garantir uma velocidade máxima (anunciada) de 515 km/h.

De resto e para conseguir lidar com toda esta potência, esta última versão recorre a uma caixa de velocidades importada dos dragsters americanas. Ao passo que, as versões mais “civilizadas”, recorrem a uma mais convencional caixa automática de dupla embraiagem.

E até já pode encomendar!…

Finalmente e segundo avança o site Motor1, com base naquilo que tem sido actividade muito profícua da Devel Motors nas redes sociais, o fabricante está já a receber encomendas para qualquer uma das versões do Sixteen. Embora com a empresa a salientar que os potenciais clientes terão de esperar cerca de oito meses para receber em caso o seu hiperdesportivo… sendo que, o tempo só começa a contar, depois da fase de desenvolvimento do carro ficar concluída.

De qualquer forma, o tempo de espera até poderá ser considerado como algo positivo, já que, oferece aos interessados mais tempo, para reunirem os mais de 1,4 milhões de euros que terão de despender pelo Devel… na sua versão de entrada, com motor V8!

Já as restantes versões/motorizações, exigirão um pouco mais de esforço, com o V16 a começar acima dos 1,5 milhões de euros, enquanto a versão de pista tem como preço base um valor próximo dos 1,8 milhões de euros.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais